GRÃO DE PENSAMENTO


17/10/2009 - 10:54:45
  “A educação como prática de liberdade, ..."

“A educação como prática de liberdade, ao contrário daquela que é prática de dominação, implica na negação do homem abstrato, isolado, solto, desligado no mundo, assim também na negação do mundo como uma realidade ausente nos homens.”
(Paulo Freire, Educação como prática da liberdade).




15/9/2009 - 08:15:34
  O importante da educação não é...

"O importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores" (Dean William R. Inge)



29/7/2009 - 16:34:12
  Podemos escolher o que semear, mas...

"Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo que plantamos"
(Provérbio chinês)



19/6/2009 - 11:20:40
  ...o homem pode viver individualmente, mas só pode sobreviver coletivamente. ..."

"...Nós somos pássaros do mesmo ninho, podemos usar diferentes peles, falar em diferentes línguas, acreditar em diferentes regiões, podemos pertencer a diferentes culturas, no entanto compartilhamos o mesmo lar – A TERRA.

Nascidos no mesmo planeta, cobertos pelo mesmo céu, admirando as mesmas estrwels, respirando o mesmo ar, devemos alegremente, aprender a progredir juntos, ou, miseravelmente, sucumbirmos juntos, pois, o homem pode viver individualmente, mas só pode sobreviver coletivamente. ..." (Vedas)



15/4/2009 - 10:53:04
  se antes de cada acto nosso nos puséssemos a prever todas as consequências...

“... se antes de cada ato nosso nós puséssemos prever todas as sua consequências, iríamos pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar.”

José Saramago, in Ensaio sobre a Cegueira




26/2/2009 - 12:12:34
  A REALIDADE HUMANA

“O conhecimento do conhecimento ensina-nos que apenas conhecemos uma pequena película da realidade. A única realidade que é cognoscível é co-produzida pelo espírito humano, com a ajuda do imaginário. O real e o imaginário estão entretecidos e formam o complexo dos nossos seres e das nossas vidas. A realidade humana em si mesma é semi-imaginária. A realidade é apenas humana, e apenas parcialmente real.”

Edgar Morin, in 'Os Meus Demónios'




9/9/2008 - 16:46:16
  Não é a terra que é frágil... James Lovelok

Não é a terra que é frágil. Nós é que somos frágeis.
A natureza tem resistido a catástrofes muito piores do que as que produzimos.
Nada do que fazemos destruirá a natureza.
Mas podemos facilmente nos destruir.

James Lovelok



8/8/2008 - 16:13:04
  Ambiente Natural - José Lutzenberger


A visão cartesiana que ainda domina grande parte do pensamento científico atual coloca-nos como observadores externos da Natureza. Daí o conceito de 'ambiente natural'. O ambiente é visto como algo externo a nós, no qual estamos total e umbilicalmente imersos, é verdade, mas que não faz parte de nosso ser - uma dicotomia bem clara.

José Lutzenberger



17/7/2008 - 12:47:19
  O Brincar traz de volta a alma da nossa criança...

O Brincar traz de volta a alma da nossa criança: no ato de brincar, o ser humano se mostra na sua essência, sem sabê-lo, de forma inconsciente. O brincante troca, socializa, coopera e compete, ganha e perde. Emociona-se, grita, chora, ri, perde a paciência, fica ansioso, aliviado. Erra, acerta. Põe em jogo seu corpo inteiro: suas habilidades motoras e de movimento vêm-se desafiadas.

Adriana Friedmann, 1998




20/6/2008 - 12:02:44
  “Na transformação do casulo em borboleta...

“Na transformação do casulo em borboleta há todo um processo de destruição da larva à exceção de seu sistema nervoso. Esse trabalho de autodestruição é, ao mesmo tempo, um trabalho de autocriação de onde emerge um novo ser, outro, e entretanto, com a mesma identidade”

Edgard Morin


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