LIVROS


25/2/2010 - 15:09:29
  Espiritismo e Ecologia – André Trigueiro


O leitor se surpreenderá com as muitas afinidades existentes entre essas duas áreas do conhecimento que surgem na mesma região do planeta há aproximadamente 150 anos, e que hoje despertam interesse e curiosidade crescentes.

Espíritas e ecologistas utilizam a visão sistêmica para defender a biodiversidade, o uso sustentável dos recursos naturais, o consumo consciente, a primazia dos projetos coletivos em detrimento do individualismo. São tantas as afinidades, que certas obras espíritas poderiam perfeitamente embasar alguns postulados ecológicos.

Editora FEB




4/7/2009 - 17:01:46
  Ética e educação ambiental: A conexão necessária - Mauro Grün


A degradação ambiental tem alcançado níveis jamais vistos; vivemos hoje uma crise ambiental sem precedentes. Faz-se necessária, portanto, uma reorientação da atuação humana em sua relação com o meio ambiente. Em tal contexto, a educação ambiental surge não só como necessidade, mas também como esperança. O autor busca discutir a relação, a conexão, que queremos estabelecer e ensinar, entre ética e educação ambiental. Importante desafio para o século XXI.

Papirus Editora



4/7/2009 - 16:59:59
  Faça seu próprio brinquedo - Simão de Miranda


Livro que vem resgatar a confecção de brinquedos caseiros, com sucata. Fazer o próprio brinquedo pode ser a melhor parte da brincadeira, além de desenvolver valores e habilidades. Unir um grupo de crianças e levá-las a explorar sua criatividade, oferecendo apenas o suporte técnico: eis uma excelente oportunidade para dar curso à socialização, à afetividade, à expressão das fantasias e experiências pessoais. Esta obra é um convite (pessoal e intransferível): vamos ver com que cara sai o seu brinquedo?

Papirus Editora



4/7/2009 - 16:56:46
  Desenvolvimento sustentável: Dimensões e desafios - Ana Luiza de Brasil Camargo


Em nenhuma fase anterior da história, a humanidade teve tanto poder de interferir nos ciclos da natureza e de alterar ecossistemas vitais quanto o revelado pela sociedade contemporânea. Os problemas ambientais aumentaram dramaticamente nas últimas décadas, possuem escopo global e estão intimamente relacionados com o comportamento humano. Contudo, constituem apenas uma das várias facetas de uma crise maior e mais complexa do momento que vivemos. Neste panorama, o desenvolvimento sustentável aparece como proposta de um novo modelo que permite harmonizar a relação do homem com a natureza e as relações dos homens entre si. Conforme comenta a professora Sandra Sulamita N. Baasch no prefácio, a autora "queria produzir algo para que os alunos, ao entrarem na área de Gestão da Qualidade Ambiental, pudessem ler e iniciar seus processos de reflexão sobre sustentabilidade e desenvolvimento sustentável". Expressões do cotidiano, amplamente utilizadas tanto em discursos como em aulas, mas fragilmente incorporadas em nossas vidas. Estamos vivenciando um momento de transição para um novo modelo que ainda não experimentamos, mas que nos inspira a sensação de integridade e unidade. É "a partir desse sopro do novo que este trabalho acontece".

Papirus Editora



4/7/2009 - 16:55:10
  A Dimensão ambiental na educação - Mauro Guimarães


A partir dos anos 60, a ecologia tornou-se assunto de debate no processo de transformação da sociedade. A fim de atender às necessidades de educadores e profissionais interessados em se aprofundar nessa área, o livro apresenta idéias para reflexão, visto que a Educação Ambiental é um campo de conhecimento em construção.

Papirus Editora



4/7/2009 - 16:53:51
  Educação ambiental: No consenso um embate? - Mauro Guimarães


Procurando dialogar com vários teóricos, busca romper com o atual monopólio da Educação Ambiental voltada especificamente para um indivíduo fora de um contexto social e político, para a preservação de uma espécie de fauna ou da flora, de um ecossistema específico numa concepção biofísica, não superando o localismo de uma unidade de conservação ou de qualquer um destes elementos do meio ambiente em suas interações com os eixos sociocultural, político e econômico.

Papirus Editora



4/7/2009 - 16:51:45
  Caminhos da educação ambiental: Da forma à ação - Mauro Guimarães


A Educação Ambiental (EA) já é uma realidade. Suas ações estão hoje presentes em todos os segmentos da sociedade. Assim, faz-se necessário, cada vez mais, buscar caminhos que nos forneçam subsídios para que essas práticas sejam reflexos de nosso movimento de ação e reflexão como educadores ambientais.

Este livro procura reunir diferentes abordagens teóricas – como a teoria crítica, a hermenêutica e a fenomenologia – que, entre outras, dão hoje suporte e identidade ao que vem sendo denominado no contexto brasileiro de Educação Ambiental crítica. Com base em tais referenciais teóricos, também são discutidos os conceitos de abordagem relacional e saber docente do professor reflexivo, na perspectiva crítica da EA. O trabalho desses autores, militantes da área no Brasil, propõe-se a contribuir na consolidação de uma Educação Ambiental capaz de enfrentar a grave crise socioambiental da atualidade.

Papirus Editora



4/7/2009 - 16:40:36
  A Formação de educadores ambientais - Mauro Guimarães


A Educação Ambiental (EA) já é uma demanda da sociedade e vem se tornando uma realidade institucional. Isso se reflete no cotidiano escolar, em que os professores desenvolvem várias ações de Educação Ambiental.
Tendo em vista observações empíricas e o contato com outros profissionais da área, Mauro Guimarães entende que há uma fragilização das práticas pedagógicas de Educação Ambiental, o que reafirmaria a hegemonia de uma proposta educacional conservadora. Nesta obra, são analisadas as causas e as conseqüências de tal fragilização mediante um estudo de campo realizado em duas escolas, com o acompanhamento de professores que buscavam inserir a dimensão ambiental em suas práticas.

Percebe-se assim que, em virtude de uma armadilha paradigmática, ocorre uma limitação compreensiva da realidade, processo que conduz a uma falta de ousadia. Ao final, são apresentados alguns parâmetros para a formação de educadores ambientais, visando sua instrumentalização para uma práxis educativa que contribua na construção da sustentabilidade, em um movimento de transformação para uma nova sociedade.


Papirus Editora



4/7/2009 - 16:34:43
  Em busca da dimensão ética da educação ambiental - MAURO GRÜN


Esse livro defende o resgate da humildade, do respeito e do diálogo com a Natureza para a compreensão dos problemas ambientais que estamos vivenciando. Para isso, Mauro Grün retoma a idéia de tradição proposta por Gadamer, em oposição à filosofia cartesiana e seu desprezo ao passado – concepção instrumental do conhecimento que poderia ser entendida como uma das causas da grave crise ecológica que enfrentamos na atualidade.

Ao longo dos últimos 300 anos, a Natureza foi transformada em mero objeto de manipulação à disposição da razão humana. A visão das paisagens e dos lugares de modo mecânico e sem vida levaram a uma completa separação entre seres humanos e meio ambiente. Atento a esses problemas, o autor desenvolve nessa obra uma ética de parceria com a Natureza em educação ambiental, uma simbiose na qual os elementos se combinam num regime de co-participação e integração.

Papirus Editora



4/7/2009 - 16:30:39
  A VIRTUDE DA FORÇA NAS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES - Ivani Catarina Arantes Fazenda


Todos os que participam deste trabalho revelam em suas pesquisas e em suas práticas interdisciplinares o enfrentamento da timidez em educação. Ousam desafiar sua formação disciplinar asséptica, criando ambientes teóricos e práticos menos frios, menos tristes, com mais cor e mais afeto. Desapegados do lugar comum, pesquisam para o amanhã, mas, no hoje, encontram em suas práticas uma proposição de luz, alegria e respeito, condição propícia ao exercício maior da cidadania. Participam dessa coletânea: Célia Linhares, Célio Pinho, Cristina Maria Salvador, Diva Spezia Ranghetti, Fabio Cascino, Geralda Terezinha Ramos, Gilberto Dimenstein, Ivani Catarina Arantes Fazenda (org.), Jucimara Rojas, Luiz Carlos Pereira de Souza, Maria Inês Diniz Gonçalves, Paulo Roberto Haidamus Bastos, Valéria Sperduti Lima, Vitória Kachar e Wânia Clemente de Castro.

Papirus Editora


1 2 3 4 5 6 7 8 9 10   Pág(s).


Melhor visualizado em 800 x 600px e em IE atualizado. Horta Viva 2002/07 - www.hortaviva.com.br - Todos os direitos reservados.