LIVROS


4/7/2009 - 10:53:38
  CIÊNCIAS SOCIAIS, COMPLEXIDADE E MEIO AMBIENTE: Interfaces e desafios - Elisabete M.M. de Pádua / Heitor Matallo Jr.


Em meio ao debate sobre as mudanças climáticas, a desertificação e a destruição da diversidade biológica, este livro vem ampliar a discussão a respeito do papel das ciências sociais no enfrentamento dessas questões. Hoje, sem dúvida, os problemas sociais complexos com que a humanidade se depara requerem das ciências sociais a construção de novas abordagens e estratégias metodológicas, em diálogo permanente com os saberes das demais ciências. Em um esforço de interação e multidisciplinaridade, os textos reunidos aqui trazem distintas perspectivas de análise de alguns problemas políticos e socioambientais contemporâneos. Entre outros enfoques, a obra apresenta - em linguagem acessível aos que se iniciam no estudo da complexidade – alguns aspectos do aporte teórico de Edgar Morin relacionados à problemática do meio ambiente.

Assim, os autores esperam proporcionar ao leitor as ferramentas conceituais que podem contribuir com as mudanças necessárias à preservação da vida em nosso planeta.


Papirus Editora




19/6/2009 - 11:12:53
  EDUCAÇÃO NO CAMPO: Recortes no tempo e no espaço - Gilberto Luiz Alves


Problematizando experiências pedagógicas em desenvolvimento, incluindo as iniciativas do MST, o livro incentiva o debate sobre educação rural. Além destes, insere em suas linhas propostas educacionais de educação rural com experiências anteriores que revelam as condições materiais a elas associadas.

Autores Associados Editora - 2009



19/6/2009 - 10:52:13
  AGRICULTURA ECOLOGICA - PRESERVAÇAO DO AGRICULTOR? - Jurandir Zamberlan, Alceu Froncheti


Por meio de critica aos atuais modelos tecnológicos utilizados na gricultura (extensivo, intensivo, biotecnológico), subsidia dicas concretas para um modelo alternativo (ecológico). Além destes, analisa conceitos fundamentais, apresenta receitas caseiras para aumento da fertilidade do solo, manejo de pragas e doenças, rações caseiras e produção alternativa.

Editora Vozes – 2007




19/6/2009 - 10:47:47
  DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE: As Estratégias de Mudanças da Agenda 21 - José Carlos Barbieri


Depois da Rio-92 (Conferência de Cúpula sobre o Meio Ambiente), países ricos e pobres começaram a se preocupar seriamente com o chamado desenvolvimento sustentável.

Como crescer sem poluir tanto a água, o ar e o solo? Como conciliar crescimento econômico e melhoria do nível de vida? Como explorar os recursos naturais, sem esgotar o planeta?

Editora Vozes – 2008




19/6/2009 - 10:46:12
  BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO - Richard B. Primack e Efraim Rodrigues


Este livro trata de estratégias para atenuar o processo de colapso ambiental que é empreendido pelo homem. Não se trata apenas de um trabalho acadêmico dirigido a especialistas na área, mas sim do resultado de uma ampla pesquisa pelos mais diversos meios de informação atuais, de forma a tornar a relevante preocupação com a conservação ambiental acessível à grande maioria das pessoas. São abordados tanto os métodos adotados em outros países com maior tradição no assunto, como as iniciativas brasileiras bem sucedidas.

Editora PLANTA




15/4/2009 - 17:47:21
  BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO: ESSÊNCIAS - Carlos Frederico Duarte da Rocha, Helena de Godoy Bergallo, Maria Alice dos Santos Alves e Monique Van Sluys (Orgs)


Apesar dos significativos avanços científicos e conservacionistas ocorridos no País nos últimos trinta anos, o Brasil carece de boas sínteses em linguagem acessível tanto para os alunos de graduação e pós-graduação como para os gestores de áreas protegidas, de projetos de conservação, de comitês de bacias hidrográficas, de corredores ecológicos e de projetos de recuperação ambiental. O presente livro oferece contribuição para que se possa melhor orientar os esforços governamentais e privados de conservação da biodiversidade no Brasil. O livro não é uma revisão exaustiva de todo o campo da biologia da conservação, mas representa importante síntese da recente literatura internacional e nacional para vários temas especialmente relevantes para o Brasil. Outra importante característica desta obra é a ênfase dada ao valor e à limitação das atuais teorias e das modernas metodologias disponíveis, bem como a farta apresentação de exemplos brasileiros.

Editora: Rima




15/4/2009 - 17:42:08
  O CASAMENTO ENTRE O CEU E A TERRA: CONTOS DOS POVOS INDÍGENAS DO BRASIL - Leonardo Boff


Este é um livro dividido em duas partes, sendo que a primeira apresenta 30 contos indígenas de tribos brasileiras e, a segunda parte apresenta textos que evidenciam a contribuição dos indígenas ao Brasil e à globalização.

Editora: SALAMANDRA




15/4/2009 - 17:39:04
  A CRIAÇÃO: Como Salvar a Vida na Terra - Edward O. Wilson


A Criação é um apelo para que deixemos o embate entre religião e ciência de lado para podermos salvar a vida no planeta, que nunca esteve tão ameaçada. Valendo-se de suas experiências como um dos biólogos mais destacados no cenário mundial, Wilson prevê que, até o final do século, pelo menos a metade das espécies de plantas e animais da Terra poderá ter desaparecido, ou estará a caminho da extinção precoce.

Escrito em forma de carta a um pastor evangélico, A Criação demonstra que a ciência e a religião não precisam ser, necessariamente, antagonistas em guerra. Ao fornecer explicações a respeito dos motivos ambientais e espirituais para nos alarmarmos com a poluição, o aquecimento global e o rápido declínio da diversidade biológica do planeta, Wilson sugere que, se ciência e religião usarem de seu poder para forjar uma aliança fundamentada no respeito mútuo, relevando as diferenças metafísicas básicas e buscando alcançar objetivos práticos, alguns dos mais graves problemas do século XXI poderão ser resolvidos.

Cia da Letras - 2008




13/3/2009 - 11:02:29
  GESTÃO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL - ÁGUA, BIODIVERSIDADE E CULTURA - José Eduardo dos Santos e Carla Galbiati (orgs)


Embasado em uma abordagem conceitual para o desenvolvimento da pesquisa que integra os aspectos ecológicos aos sócio-econômicos-culturais no tratamento da problemática ambiental. Os trabalhos demonstram que as atividades humanas que operam na paisagem, ao modificarem os padrões e processos ecológicos e sociais alteram a estrutura e o funcionamento dos diferentes sistemas ambientais relacionados aos biomas da Amazônia, Cerrado e Pantanal que compõem o espaço geográfico do Estado de Mato Grosso. A compreensão desses padrões e processos no contexto regional é de importância fundamental para o planejamento ambiental.




13/3/2009 - 10:59:13
  GEOGRAFIA POLÍTICA DA ÁGUA - Wagner Costa Ribeiro


O autor propõe em seu livro ampliar o debate sobre a geopolítica da água. Chamando atenção para o cenário de crise dos recursos hídricos e sua lógica de governança, o autor discorre sobre a necessidade de uma nova ética para gestão e uso da água, reduzindo o desperdício e estabelecendo mecanismos de controle quanto a sua mercantilização.

Annablume Editora



1 2 3 4 5 6 7 8 9 10   Pág(s).


Melhor visualizado em 800 x 600px e em IE atualizado. Horta Viva 2002/07 - www.hortaviva.com.br - Todos os direitos reservados.